Carregando
Conteúdos

Este conteúdo não existe no idioma que tinha seleccionado.

Projetos Culturais

Theatro Municipal de São Paulo

Considerado um ícone cultural de São Paulo, o Theatro Municipal surgiu para a cidade como um grande símbolo das aspirações cosmopolitas do início do século XX. Com incentivos fiscais e investimentos dos próprios barões do café, o arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi iniciaram a construção do espaço em 1903. Em 12 de Setembro de 1911, o Theatro Municipal foi inaugurado diante a uma multidão de 20 mil pessoas.

Atualmente, o Theatro Municipal conta em sua estrutura com seis corpos artísticos estáveis: a Orquestra Sinfônica Municipal, o Coro Lírico, o Balé da Cidade, o Quarteto de Cordas, o Coral Paulistano Mário de Andrade e a Orquestra Experimental de Repertório. As atividades desses diferentes grupos faz do Theatro Municipal de São Paulo um dos mais prestigiados equipamentos culturais da América Latina.

 

Pinacoteca do Estado de São Paulo

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Fundada em 1905, está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, que sofreu uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha no final da década de 1990.

Assumiu-se, com o tempo, importante museu de arte contemporânea, comprometido com a produção de seu tempo, com destacada presença no cenário artístico do País. 

Em 2016 foi considerada o melhor museu do Brasil e o melhor da América do Sul, segundo o Travelers’ Choice Museus 2016, prêmio do TripAdvisor.